Parece mas nao é..

 Foi nos idos de 2005 quando fui finalizar meus estudos no Piemonte, na Itália, que conheci as famosas trufas de que tanto eu ouvia falar no início do curso de gastronomia no Rio de Janeiro. No hotel onde eu trabalhava havia a semana dos champignons e das trufas. 7 dias de menu fechado com pratos cheios das mais variadas opções de fungos comestíveis. E nunca mais me esqueço da cena, quando o chefe da cozinha chegou com uma caixa de madeira debaixo dos braços e abriu, na sua bancada, aquele baú do tesouro cheio de trufas negras e brancas para a inveja de tantos quantos passassem por ele naquele momento.

Pois é, aquelas mesmas que dão o nome ao famoso bombom de chocolate pela similaridade do seu formato e cor. As verdadeiras trufas! Fungos selvagens, difíceis de encontrar e que surpreendem pelo sabor e pelo aroma..... de pum. Isso mesmo, vamos ser sinceros que cheira a pum, mais precisamente a metano ou enxofre. Nada romântico, nada bonito, mas incrivelmente saboroso e encantador... sabe-se lá se Freud explicaria 😂😂😂 

Claro que com tanto frisson em torno dessa iguaria peculiar, mais hora menos hora alguém iria dar um jeito de copiar, não é mesmo??

Quase não posso acreditar que conseguiram cultivar esse fungo que, na natureza, precisa de condições tão precisas para crescer livremente. Mas com o avanço da tecnologia (graças a Deus!) e pesquisas bem orientadas o que não se pode fazer hoje em dia?!

 De qualquer forma, e em todas as cópias desse mundo, é muito difícil copiar TUDO. Sempre tem um defeito aqui, um formato mais torto acolá, uma característica do original que não sai igual. E assim também acontece com a trufa cultivada em lugares inóspitos, com características ambientais completamente diferentes das originais. 

Infelizmente, também como toda cópia, tem aqueles que optam por ela. Seja por ignorância do produto original, por curiosidade ou, na maioria das vezes, por economia. Fato é que a maior parte das pessoas não quer pagar pelo original e prefere optar pela cópia para ter aquilo que querem mostrar.

Lembra dessa publicidade? (gerada com AI) 

No caso das trufas, o problema é que quem compra não leva nada parecido com a original. Fungos pequenos, na sua maioria secos e sem aroma. Pois é, vamos combinar que se a cópia fosse tão boa ela seria original!

Agora te convido a esquecer um pouco das trufas e pensar no mercado de trabalho. Quanta gente por aí não se vende como trufa e quando você percebe, na verdade não passa de um champignon em conserva??

Sim, meus amigos, a cópia está em todo lugar, até naquele profissional que nunca se especializou mas se vende como a solução dos seus problemas. Ainda mais nesses tempos em que a AI tem tomado o lugar do pensamento crítico, há que se pensar de forma criteriosa se o conteúdo cumpre aquilo tudo que foi prometido. 

É como já dizia uma publicidade de shampoo dos anos 80: "Parece, mas não é..."

LG 

CarolP

Comentários