9 de jan. de 2012

Ingredientes Simbólicos I


Aparentemente um molusco como outro qualquer que cresce em águas marinhas e é bivalve a Vieira já se diferencia pelo fato de até se locomover.
Mas não é só isso que a torna um ingrediente especial. Em torno da Vieira existe todo o mistério e fascínio que também envolve e se confunde com o Caminho de Santiago de Compostela.
Não à toa, em francês e alemão se chama Coquilles Saint Jacques e Jacobsmuscheln respectivamente - na tradução mexilhões de Santiago.
O Caminho de Santiago de Compostela surgiu quando o Rei de Astúrias cumpriu pela primeira vez o trajeto até a Galícia somente para ver os restos mortais de Santiago (Sanctus Iacobus - latim), tornando-se assim o primeiro peregrino.
Depois disso, muitos outros do restante da Europa seguiram o mesmo caminho fazendo dele o que hoje conhecemos.
Como prova de ter feito o trajeto até lá os peregrinos traziam em seus chapéus as conchas típicas da Galícia e que, coincidência ou não, trazem na sua forma e desenho a simbologia dos caminhos que, independentemente da origem chegam ao mesmo lugar: Compostela
As Vieiras são mais comuns nos mares da América do Norte, Europa e Japão. Podem ser preparadas com ou sem coral e tem melhor sabor se colhidas entre os meses de Novembro e Março.
Tem sabor e consistência delicada por isso vem sempre bem acompanhada, nesse caso com trufas pretas de verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário