27 de abr. de 2010

Tempo de Aspargos!!




Na Europa começou a primavera! Apareceram as flores... e com elas chegam os aspargos.
Os aspargos são muito apreciados na cozinha alemã, francesa e inglesa.
O aspargo é muito consumido em diversas formas, como por exemplo, cozido com molho holandês, como um creme/sopa e também como risotto.
Há quem pense que no caso do risotto não há mais espaço para inovação..... Mas que engano!
Na hora de juntar um com o outro, esse "outro" é quem pode dar o toque especial. Imagine se no lugar do mais tradicional arroz carnaroli ou arbóreo branquinho.... surge um arroz venere que originariamente é preto.
Taí a inovação!
O arroz venere é originário da China. Naturalmente preto, sua coloração se dá devido à pigmentação do envelope que protege o amido. Assim, por dentro continua branco como um arroz tradicional. Ele é delicadamente perfumado lembrando um pãozinho que acabou de sair do forno. Segundo uma lenda chinesa, ele era consumido pelo Imperador devido às suas propriedades nutricionais e afrodisíacas.
Usando a imaginação, juntei aspargo e arroz venere. E o resultado foi....... panela vazia!!

Um comentário:

  1. quando vi a foto achei que era feijoada com aspargo, super nouvelle cuisine! :)
    mas depois que li o artigo fiquei mais aliviado (e com água na boca).

    manda a receita!

    e na minha opiniao o jeito holandes de comer aspargo e o melhor: aspargos brancos bem gordos, cozidos al dente +, coberto com presunto picadinho refogado na manteiga, salpicado com bastante noz moscada, e acompanhado de ovos cozidos molinhos e batata cozida com mateiga e salsinha. DELICIA!

    beijao,
    ams

    ResponderExcluir